A Revista-Disco ganhou o mundo e os ouvidos
de alguns leitores de poesia. Atravessa o Atlântico, para ser escutada em
outras terras.
Existe, agora, como coisa entre outras
coisas existentes. Pode ser encontrada, felizmente, no Rio de Janeiro no sebo Berinjela (Av. Rio Branco, 185, loja 10. Centro. Rio
de Janeiro. RJ. (prédio em frente à estação Carioca do Metrô)), ou encomendada
pelo email blissnaotembis@blogspot.com
(sujeito à cobrança de frete).
Trata-se de uma Revista de poesia, pensada
a partir das seções e categorias comuns a uma revista de poesia, mas no formato
de um cd de áudio duplo (o cd 1 é o Lado A, o cd 2 é o Lado B da
Revista-Disco). Um cd duplo com material gravado exclusivamente para o projeto.
Os colaboradores incluem nomes respeitados no âmbito da poesia, da arte e da
canção, e novos artistas que chegam à cena (a relação do elenco você encontra aqui).
O lançamento, que aconteceu dia 29/11/2013
no Rio, movimentou gente e beleza. E no calor de uma sexta-feira de primavera,
havia espaço para escutar poemas e descobrir novas formas de ler e de pensar o
poético.
Os interessados também podem buscar contato
com um dos editores da Revista-Disco – Clarissa Freitas, Lucas Matos, Marcio
Junqueira & Thiago Gallego – para adquirir seu exemplar.
Serão feitos lançamentos ainda em Pelotas,
em São Paulo, e estão sendo planejados lançamentos no verão em cidades da
Bahia, como Feira de Santana, Cachoeira, e Salvador. Todos os lançamentos serão
informados através do Blog e da página do Facebook “Bliss não tem bis”. A
Revista-Disco custa 20 reais, e estamos atualmente em busca de outros pontos de
venda, para facilitar a busca dos interessados.
Na postagem desta semana, apresentamos a
segunda parte, ou o Lado B do nosso Making Of, com fotos do lançamento (feitas
pela fotógrafa Alessandra Migueis), acompanhadas de um poema de Alex Varella,
que nos honrou com sua presença e leituras, uma seleção dos e-mails trocados
durante o processo de realização da Revista-Disco, e como “Extras” um poema de
Domenico Lancellotti inédito, que ele havia selecionado para gravar conosco,
mas que depois acabou descartando.
Ouvido também lê.
***
![]() |
Lucas Matos no lançamento da Revista-Disco "Bliss Não Tem Bis" 29/11/2013 |
![]() |
Alex Varella no lançamento da Revista-Disco "Bliss Não Tem Bis" 29/11/2013 |
![]() |
Thiago Gallego no lançamento da Revista-Disco "Bliss Não Tem Bis" 29/11/2013 |
![]() |
Dimitri BR & Cristine Flores no lançamento da Revista-Disco "Bliss Não Tem Bis" 29/11/2013 |
Dia da inauguração do mundo (Alex Varella)
O olhar faz o olho
o olho faz o mundo
Hoje é dia da
inauguração do mundo.
Nunca houve um
tempo pré-existente ao olhar.
O olhar é o
inaugural dos mundos.
*
Como
gravar uma Revista-Disco?
De: Lucas Matos
Para: Ilana Linhales
Enviada: 15 de janeiro de
2013 14:59:24
Assunto:
Ilana!
Feliz 2013!
Tudo bem com
você? Espero que tenha tido ótimos feriados e que tenha descansado
bastante.
Então, quero ver
com você algumas coisas, relacionadas ao que tínhamos conversado na última vez
que passei na coart para me reunir com você, enumerei por tópicos para ficar
mais simples:
1. - Quanto à
ideia de fazer a Revista-Disco de poesia "Bliss não tem BIS" (decidi
chamar de revista-disco porque queremos que tenham elementos típicos do formato
de 'revista de poesia' e disco porque é um nome mais bonito e combina mais com
a palavra revista que 'cd'), você tinha me dito que, a princípio, poderíamos
usar o maquinário que a UERJ tem para gravar. Agora, em termos práticos, como
isso funcionaria? Eu preciso fazer um projeto ou algo assim? Seria um apoio
oferecido pela COART para a produção?
2. - Conversei
com Clarissa e decidimos oferecer juntos a "Oficina de Criação
Literária". Precisaria ver com você: (a) o que eu preciso produzir?
Ementa, apresentação do curso, programa? (b) em que espaço poderíamos fazer
isso? O ideal seria um espaço com carteiras e/ou mesas e cadeiras (para que as
pessoas tenham onde escrever)... Tem um espaço assim? Preciso ver também os
horários possíveis para ver se eles batem com os que são possíveis para
Clarissa.
É isso. Se você
ainda estiver "de férias", avisa quando pode responder só - se
estiver checando o email, claro.
Um beijo e
aguardo resposta.
Lucas.
De: Lucas Matos
Para: Ítalo Moriconi
Enviada: 28 de janeiro de
2013 18:07:26
Assunto:
bliss
não tem BIS
Ítalo,
oi, aqui é o
Lucas Matos - como tinha mencionado naquele breve encontro fortuito que tivemos
na Nossa Senhora de Copacabana, estou entrando em contato para falar da
Revista-Disco de poesia que estamos produzindo, a "Bliss não tem
BIS".
A ideia é
pensar: "como seria uma revista de poesia para os ouvidos?"; "o
que é uma revista que antes de tudo se ouve?". Para além (ou seria aquém?)
das experimentações valiosas e válidas da poesia fonética/poesia sonora, o que
poderia ser uma Revista-Disco, uma revista que se coloca para tocar.
Pensamos em você
para fazer uma faixa dedicada à crítica. Como é uma faixa, esses cuidados, da
extensão do texto no tempo, da sonoridade, precisam estar presentes.
Ao mesmo tempo,
queríamos uma faixa que fosse justamente exercício de crítica, de pensamento
crítico sobre a poesia.
Pensamos em algo
como "3 problemas para a poesia contemporânea" como proposta inicial,
ou como mote que você poderia usar no seu texto. Uma das coisas que discutimos,
inclusive, é que o formato do texto poderia se aproximar, mais ou menos, do
formato dos problemas de lógica e de matemática. Mas, na verdade, você pode e
deve sentir-se livre para tomar nossas sugestões apenas como um pontapé inicial
e seguir o rumo que achar melhor.
Se você topar,
preciso que você, uma vez elaborado o texto, pense: (a) se quer dizer o texto
você mesmo, ou seja, gravar sua voz; (b) se acha cabível a inserção de algum
tipo de sonoridade que dialogue com a voz, e que sonoridade(s). Estamos
trabalhando junto com profissionais de música, que podem nos ajudar na produção
desse diálogo - voz e outros sons - se você achar necessário.
Lembramos também
que você pode, se julgar a melhor opção, levar a cabo a ideia de um texto
falado na hora da gravação, sem preparação prévia, como uma performance.
Aguardo uma
resposta, e, assim que puder, uma sinalização de quando poderíamos gravar.
Em tempo: as
gravações, a princípio, serão feitas nos estúdios do CTE na UERJ mesmo - a não
ser quando a demanda sonora for maior do que o estúdio suporta.
Abaixo segue uma
apresentação mais detalhada e justificada do projeto da Revista-Disco.
Um abração.
Lucas Matos.
De: Marília Garcia
Para: Lucas Matos
Enviada: 15 de fevereiro de
2013 00:10:24
Assunto:
faixas
Oi Lucas, tudo bem?
acho que estou
chegando nas duas "faixas" pra revista:
- a tradução seria
este poema da Leslie Kaplan que faz uma brincadeira com a própria ideia de
tradução. é um poema bilíngue, então na leitura pensei em fazer uma
brincadeira com inglês, francês e português. publiquei no meu blog uma versão
da tradução (onde traduzia só o francês), mas tenho outra versão onde traduzo
só o inglês. taí a primeira versão (com um textinho sobre a ideia do poema) http://lepaysnestpaslacarte.blogspot.com.br/search/label/leslie%20kaplan
não estou lembrando
agora se conversamos sobre o texto ser inédito -- na verdade
ele não é inédito pois coloquei ali no blog mas meu blog tem tão poucos acessos
-- e posso tirar dali...me confirma se poderia ser este meio-inédito. e se
puder, veja se gosta da ideia... tenho que pensar em como faria a faixa ainda.
- quanto ao poema,
estou pensando neste aqui -- o que vc acha? ele saiu em uma revista em
portugal... ainda estou mexendo nele... e daria pra tentar ver com um amigo meu
compositor (que aparece no poema) se ele toparia fazer algo... ainda tenho uns
rascunhos de poemas novos, mas ainda são rascunhos, não sei se daria pra ficar
pronto a tempo.... tenho que ter mais umas semaninhas aqui pra ver.
vamos falando, veja se
acha que o texto cabe na revista, se vcs gostam etc.
beijos
marília
15 passos
nunca falei tão sério,
disse e olhei pra
cima: seu rosto no
meio das gotas o
guarda-chuva
(...)
![]() |
Dimitri BR no lançamento da Revista-Disco "Bliss Não Tem Bis" 29/11/2013 |
De: Domenico
Lancellotti
Para: Lucas Matos
Enviada: 13 de março e 2013
14:17:38
Assunto:
Convite
Participação Revista-Disco de Poesia “Bliss Não Tem Bis”
Lucas,
pensei em gravar só o primeiro texto, o de
Ipanema.
Vou gravar hoje com o ifone momentos da
cidade.
Acho que para o que vou fazer não preciso
levar um técnico. Vc teria alguém de lá para operar? Será simples, gravo a voz,
e a gente monta os arquivos de áudio por cima.
Vamos nos falar por tel! Não tenho seu número,
Vamos nos falar por tel! Não tenho seu número,
abs dom
De: Lucas Matos
Para: Changuito
Enviada: 02 de julho de
2013 19:11:17
Assunto:
Datas
gravação
Bom dia, Changuito,
então, estou passando
uma série de datas para você ver se, em alguma delas, é possível chegar a UERJ
(Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde fica o estúdio e com quem
estamos gravando uma revista-disco de poesia) às 18h30m. Saindo de lá da Lapa,
bastaria que você pegasse o metro na cinelândia e descesse na Estação Maracanã.
O campus da UERJ é um grande prédio, cinza e um pouco feio, que fica logo ali
ao lado do Maracanã.
08/07 - segunda-feira.
13/07 - sexta-feira.
15/07 - segunda-feira.
20/07 - sexta-feira.
Se não for possível,
verei que tipo de aparelho conseguimos para gravar e o quanto ele nos pode
servir, para ver se viabilizamos uma gravação por aí.
Abraços,
Lucas.
De: Changuito
Para: Lucas Matos
Enviada: 02 de julho de
2013 19:21:54
Assunto:
Datas
gravação
Olá, Lucas.
Espero que
estejas bem.
Irei dia 8, que
é o primeiro. Se a coisa correr mal, irei, de castigo, em todas as datas
posteriores para gravar os hinos dos países centro-americanos.
Quantos poemas
queres? Algum autor preferido?
Diz-me, depois,
onde exactamente nos encontraremos.
Um abraço grato.
Changuito.
De: Nariá Assis
Para: Lucas Matos
Enviada: 09 de julho de
2013 00:34:47
Assunto:
crítica
Oi Lucas,
Fiz essa versão
da crítica, dá uma ouvida e me fala. Tive que colocar no Dropbox pois é pesada!
Estava lembrando
de você falando que não gostava do áudio como algo isolado do que está sendo
dito. Nesse caso, o áudio é como um colchão harmônico que está presente no
espaço abstrato da fala. Enfim, sei lá.
Vamos nos
falando,
Beijo.
De: Lucas Matos
Para: Nariá Assis
Enviada: 09 de julho de
2013 00:36:35
Assunto:
crítica
Oi, Nariá,
hm, a pasta ainda está
vazia.
Veja se subiu o
arquivo direitinho.
um beijo.
Lucas.
De: Nariá Assis
Para: Lucas Matos
Enviada: 09 de julho de
2013 00:37:48
Assunto:
crítica
na verdade, eu não sei usar direito isso,
eu coloquei na pasta e botei “share”, não é suficiente?
De: Lucas Matos
Para: Ítalo Moriconi
Enviada: 08 de agosto de
2013 20:35:05
Assunto:
ajuda
Ítalo,
preciso da sua
ajuda quanto a uma questão de direitos autorais. Tem a ver com a Revista-Disco.
Eu queria saber
sobre o que uma editora tem direitos com relação aos poemas de um livro.
Explico: alguns
dos poetas (Angélica, Antonio Cicero, Ricardo Aleixo) optaram por gravar poemas
já publicados em livro.
Para nós, não
havia diferença, uma vez que esteticamente o objeto é diferente, então não
importava se o poema em si não fosse ~inédito~ mas a gravação, sim.
Todavia, queria
saber se você entende qual a compreensão legal da questão.
Seria necessário
conseguirmos autorizações das editoras para tal?
O direito delas
é sobre publicação/impressão, ou qualquer forma de difusão do texto?
Se você puder me
dar uma resposta assim que possível, eu agradeceria muito.
Abração.
Lucas.
De: Ítalo Moriconi
Para: Lucas Matos
Enviada: 08 de agosto de
2013 20:38:25
Assunto:
ajuda
Lucas, você precisa da autorização da
editora original caso no contrato que ela tenha feito com o autor conste que
qualquer reprodução em outro meio precise ser autorizada por ela. Normalmente,
este tipo de cláusula consta sim dos contratos.
De: Thiago Gallego
Para: Lucas Matos
Enviada: 04 de setembro de
2013 00:56:06
Assunto:
la
revista y el disco cuando los dos son lo mismo
KOEEEE!
Seguem as
transições entre faixas que eu sugeriria modificar OU que você desse uma
segunda ouvida. No geral pouca coisa me saltou ao ouvido.
LADO A:
3 (Krill) para 4
(Poeta Marginal) - Acho que um pouquinho mais de tempo pra dar uma
respirada, hein?
5 para 6
(Margens) - Achei rápido demais.
9 (Angélica)
para 10 (Dimitri) para 11 (Massa) - por motivos óbvios, não sei
12 para 13 (PS)
- Rápido demais demais.
Acho que do PS
pra vinheta não funciona muito. Ainda sugeriria deixar a vinheta maior. No
estilo: (tempo...) "Fim do lado A, favor não virar o disco"
(Tempo...) "Agora vou ler outro, né?"
LADO B:
Não sei se
fiquei menos exigente, mas identifiquei nada.
Não sei se você
já fez isso desde aquele dia, MAS Sugeriria pôr o disco na ordem e ouvir todo.
Pode nem ser em casa, o ônibus é ótimo, ótimo pra isso. Tanto pra ver se fica
satisfeito mesmo com a forma como ordenamos quanto pra pensar esses intervalos.
Dei essa olhada, mas não sei ser muito criterioso quanto. No geral, as faixas
passam rápido uma pra outra.
Ouvindo de bobs
por aí, não me incomodou, mas dando rápida olhadela em alguns CDs de música
aqui - o que genialmente só fiz agora, depois de anotar tudo -, percebo uma
constante no seguinte sentido:
Em geral as
faixas começam a tocar logo de cara, poucas chegam a 1s de espera. Também em
geral, no máximo a partir últimos 10 segundos começa o fade e nos 5 finais tá
tão suave que quase não se ouve som.
Então, talvez
esteja tranquilo pra nós que ouvimos as faixas de cabo a rabo e sabemos quando
começa uma e termina outra, mas seja interessante deixar padrão um tempo
aumentado no final. Posso verificar faixa a faixa, se quiser. Só n tenho como
fazer isso agora e não sei tb se é uma questão de ajeitar na mixagem (possível
que seja, né?).
Abraçaço
do Gallego.
![]() |
Thiago Gallego no lançamento da Revista-Disco "Bliss Não Tem Bis" 29/11/2013 |
Como
trazer Angélica Freitas para o Rio de Janeiro para participar de um encontro de
poesia, gravar uma faixa para uma revista-disco, enfrentar gás lacrimogêneo,
etc? ou mais simplesmente, como ter motivos para se sentir feliz?
De: Lucas Matos
Para: Angélica Freitas
Enviada: 11 de janeiro de
2013 18:07:13
Assunto: encontro de poesia
Angélica, oi,
Tudo bem?
Estou mandando esse
email pelo seguinte (vou enumerar, porque às vezes assim fica mais fácil):
1- Eu e Clarissa
Freitas estamos organizando uma série de encontros lá na UERJ (Universidade do
Estado do Rio de Janeiro) chamados "Bliss não tem BIS". Fizemos o
primeiro em novembro do ano passado - tem até uns dois álbuns no meu facebook
com fotos, se você quiser dar uma olhada. Estamos planejando o segundo para o
primeiro semestre do ano que vem. E gostaríamos muito se você pudesse participar
- vamos chamar a Marília também. Se você puder e topar, eu teria como cuidar
dos gastos de passagem. Mas não muito mais que isso, que não temos recurso. Se
precisar de um lugar para ficar enquanto estiver aqui pelo Rio, também arranjo
um espaço aqui em casa. A ideia inicial é fazer em meados de Maio. Mas podemos
mudar para Junho ou Abril. Como a data ainda não está definida, podemos acertar
a agenda com algum conforto. Sei que ainda falta muito para isso, mas estamos
começando a preparar tudo um pouco adiantados. Até por causa do que vem no item
2.
2- Estamos começando a
pensar (e organizar) a edição de uma revista-disco de poesia, ou seja uma
revista de poesia só com áudio. E seria interessante se pudéssemos contar com
uma faixa-poesia sua. Daí, se tudo correr como pensamos até agora, a gente
marca a sua gravação para quando você estiver aqui para o encontro.
Por hoje, é só.
Um beijo e FELIZ
2013!!
Lucas.
De: Angélica Freitas
Para: Lucas Matos
Enviada: 14 de janeiro de
2013 15:24:05
Assunto: encontro de poesia
oi, querido!
tudo bem com vocês? espero que sim!
desculpa a
demora em responder, tô fora de casa e sem computador.
a princípio,
sim, adoraria participar do bliss não tem bis!
vocês sabem mais
ou menos em que data seria (aí por 15 de maio?).
este ano devo
fazer algumas viagens, mas acho que só vou conseguir defini-las em março.
até quando posso
responder ao teu convite?
Muito
obrigada
um beijo da
bahia,
angélica
De: Lucas Matos
Para: Angélica Freitas
Enviada: 15 de março de
2013 11:24:28
Assunto:
Revista-Disco
“Bliss Não Tem Bis”
Angie,
Então, como prometido, lá vai o detalhamento da ideia da Revista-Disco.
Como acho que você sabe, a partir do ano passado, começamos - eu e a Clarissa Freitas aqui no Rio, o Marcio ainda ajudou a fazer agora recentemente uma edição na Bahia - a organizar esses encontro de poesia, e a pensar em coisas como 'como funciona a apresentação do poema, que é diferente do poema na página?', modos de dizer um poema e tal. Isso, de fato, me empolgou, e eu propus a gente tentar fazer uma coisa nova: uma Revista-Disco.
A ideia é
pensar: "como seria uma revista de poesia para os ouvidos?"; "o
que é uma revista que antes de tudo se ouve?". Para além (ou seria aquém?)
das experimentações valiosas e válidas da poesia fonética/poesia sonora, o que
poderia ser uma Revista-Disco, uma revista que se coloca para tocar?
Daí, estamos
trabalhando com dois eixos: um, que pensa as seções e espaços comuns a qualquer
revista de poesia (tradução, crítica, poemas de poetas novos, poemas de poetas
já estabelecidos, entrevista, etc.); outro, que trabalha as diferentes
sonoridades que podem ser exploradas, desde a fala até a canção, passando por
exploração de sons ambientes e ruídos captados, até inserções de programações
eletrônicas, coisas assim.
Como disse no
outro email, a ideia é que você participasse como uma colaboradora com material
poético novo. E aqui, pode ser, de fato, um poema (ou mais de um) inédito, ou
um poema já publicado, mas que é retrabalhado tendo em vista a mudança de meio.
Originalmente, eu pensei que talvez você quisesse ter só a sua voz e tal, mas
sinta-se livre para pensar no que quer e no que acha melhor, se quer trabalhar
com algum tipo de inserção sonora, musical, etc.
O estúdio que a
gente tem disponível com mais facilidade é um estúdio do CTE da UERJ, que dá
apoio através da COART, feito originalmente para uma rádio da web (para alunos
de comunicação). Então, o aquário de lá tem umas limitações físicas. Dependendo
do que você quiser, a gente pode fazer lá ou buscar outro estúdio.
Daí, abaixo do
corpo do email, estou mandando um texto que fizemos para apresentar o projeto.
É isso. Espero
que você goste da ideia. (A Marilia está pensando coisas superlegais para a
tradução, e vai fazer uma faixa dela também, e se tudo der certo, estará
conosco no dia do encontro... na verdade, começamos a gravar a Revista-Disco
ontem, com outro dos colaboradores, e foi muito legal. Ainda vi, quando cheguei
em casa que, por acaso, era tipo dia da poesia. Fiquei achando uma boa
coincidência ter começado a gravar nessa data).
Um beijo.
Lucas.
Em 2009, nós, os
poetas Clarissa Freitas, Lucas Matos & Marcio Junqueira, editamos, com a
7Letras, uma revista de poesia de número único, a Bliss – que
contou com colaborações de Adriana Calcanhotto, Arnaldo Antunes, Antonio
Cicero, Carlito Azevedo, Nathalie Quintaine, Marilia Garcia, Paulinho Moska,
dentre outros. Naquele momento, interessava-nos partir da ideia do êxtase como
detonadora de uma percepção poética da/na linguagem e das/nas experiências do
mundo. Pela especificidade do que buscávamos então, sempre pareceu que fazer
uma série de revistas Bliss soava como o reverso dos nossos
propósitos.
Desde novembro
do ano passados, todavia, quando nos vimos encarregados de promover uma série
de encontros de poesia, junto à COART na Universidade do Estado do Rio de
Janeiro (UERJ), a dimensão sonora – em sua materialidade simultaneamente
simples e rica de possibilidades de elaboração – apareceu como um campo fértil
para a investigação estética que pretendemos. Dessa forma, surgiu o projeto de
uma Revista-Disco de poesia, a Bliss não tem BIS – uma
co-produção entre nós e a COART/UERJ.
A fisicalidade
da palavra falada/cantada possibilita tanto a quem diz/canta o poema quanto a
quem o ouve um modo de percepção que é o de uma ação sobre o corpo, de uma
demanda de trabalho no/do corpo para se pôr num estado de atenção que não é nem
o da fruição acrítica nem o da interpretação intelectiva pura. O corpo sai do
seu estado cotidiano e ganha os modos e os contornos de uma ação de escuta.
O ouvinte/leitor
brasileiro conhece um amplo repertório no que diz respeito à poesia cantada
(concebida ou não no formato de canção), e sabemos das diversas incursões que,
influenciadas por práticas de vanguardas dos anos 20 e dos anos pós-Guerras do
século passado, exploraram o campo da poesia fonética/poesia sonora no Brasil.
Até onde compreendemos, porém, é a primeira vez que se propõe a edição de uma
Revista-Disco, isto é, a edição de uma revista de poesia que se ofereça direta
e primeiramente aos ouvidos.
Esperamos,
assim, cavar, descobrir, formular novos modos de ler/ouvir e pensar o universo
poético, em que possam se combinar e arranjar a percepção da palavra ao
trabalho da voz, a escuta da ideia ao grão do som.
![]() |
Clarissa Freitas & Marcio Junqueira no lançamento da Revista-Disco "Bliss Não Tem Bis" 29/11/2013 |
De: Lucas Matos
Para: Angélica Freitas
Enviada: 25 de maio de 2013
00:23:08
Assunto:
passagem
de avião
angie,
oi!
então, na
verdade, vou comprar a passagem enquanto vejo se há alguma condição da
universidade me ressarcir com pelo menos parte da despesa. mas não se preocupa
com isso. o que importa para mim e para clarissa é que o evento aconteça e tal.
a gente se dá suporte um ao outro no que quer que for necessário.
ok, só, por
favor, confirma para mim até segunda o seguinte:
- não tem viagem
pelotas-rj, certo? eu devo comprar passagem porto alegre-rio, rio-porto alegre,
é isso?
- a data da
volta. pode ser na outra segunda? o dia é 24/06.
- poderíamos
gravar um poema seu em áudio para a revista-disco 'Bliss não tem bis' no dia
seguinte ao evento, na quarta, 19/06 às 18h?
acho que é isso.
hm, por falar em
marilia ( :) ), encontrei com ela ontem, e ela me disse que um amigo dela que
organiza encontros sobre livros de poesia na livraria da travessa queria saber
se você topava nessa mesma semana participar disso. hm, ok, não sei se estou
explicando direito, mas confere com ela que papo é esse.
um bj.
lucas.
De: Angélica Freitas
Para: Lucas Matos
Enviada: 26 de maio de 2013
15:23:15
Assunto:
passagem
de avião
oi,
lucas, tudo bem?
a volta pode ser
na segunda, sim, sem problemas, qq coisa eu troco a passagem, n se preocupe.
tem voos
pelotas-porto alegre-rio, mas são caríssimos. eu vou até poa de bus, sem
problemas. mesmo.
podemos gravar o
poema dia 19, sim!
e vou falar com
a marilinha!
beijos do
hellcife,
angie
De: Angélica Freitas
Para: Lucas Matos
Enviada: 14 de junho de
2013 15:59:48
Assunto:
só
pra dizer que
tô
muito feliz com a ideia de ir praí. <3
um beijo,
um beijo,
a.
![]() |
Lançamento da Revista-Disco "Bliss Não Tem Bis" 29/11/2013 |
Como
fazer um encarte?
De: Lucas Matos
Para: Marcio Junqueira
Enviada: 03 de setembro de
2013 19:13:54
Assunto: Encarta/encarte
Marcio,
te encaminho a primeira ideia da Valeska para o encarte.
Ela usou seus
desenhos do voilà mon coeur, porque
não havia ainda esses novos, mas vou remetê-los, junto com uma série de
observações e de pedido de alterações.
Peço que você
ajude a gente no que puder, sugerindo que mudanças achar necessárias.
Até agora,
algumas coisas que eu penso:
1. Quanto ao
tipo, eu realmente acredito que precisamos de uma solução viável e prática, e
que a caligrafia que você tinha sugerido seria complexo de conseguir. Sem falar
que estamos tentando, por motivos de custo, manter o número de páginas abaixo de
trinta e pouquinhos, para que o material possa ser feito com grampo (na
verdade, nem é só por motivos de custos, mas também porque é assim que é a
maioria dos encartes).
2. Eu acho,
entretanto, que essa capa precisa mudar - não só os desenhos, mas receber
alguma cor quem sabe. Por enquanto, acho que falta algo.
3. A princípio,
gosto disso que ela colocou mais de uma coluna em algumas páginas. Mas penso
que, no caso do seu poema, em especial, isso fica confuso e não funciona.
Embora vá fazer aumentar o número de páginas, penso em pedir para no seu poema
serem páginas de uma coluna só.
4. Note que
fizemos uma divisão lado a/lado b. Que me parece absolutamente funcional porque
(a) o cd está muito grande, e é bacana propor possibilidades auditivas e de organização/leitura
que ajudem ele a não ficar impraticável, (b) me parece fazer bastante sentido
dentro do pensamento sobre a estrutura de um disco. acho que o disco que o
arnaldo tá fazendo também passa por algo assim, se não uma divisão explícita,
pelo menos um esqueleto de algum modo semelhante.
enfim, por
enquanto, é isso. estou passando esse email porque você disse que queria
participar do encarte.
mais tarde, te
envio a resposta mais detalhada do seu outro email, sobre calendário de blog e
todas as demais questões.
estou cheio de
trabalho, como você deve estar também. estou tendo que correr atrás sozinho de
autorização de todo mundo, e ainda vou ter que comprar a briga de "faço
questão de vender exemplares". enfim, tem sido complexo. e eu acho difícil
dar conta de todas essas questões.
se você puder
ajudar com o encarte, agradeço infinitamente. só peço mesmo que a gente procure
ser objetivo e prático, para não ficarmos à deriva.
Abração, muito
obrigado. e vamos nessa.
Lucas.
De: Marcio Junqueira
Para: Lucas Matos
Enviada: 4 de setembro de
2013 05:36:31
Assunto: Encarta/encarte
luc,
pensei em
sugestões dentro dessa estrutura mesmo que a valeska fez. adorei a fonte. minha
sugestão é botar a vitrola no lugar do menino. peça para ela fazer uma versão em
negativo tb (o fundo preto e as letras e o desenho em branco), pode ser que
fique legal. pensei os desenhos como pausas ou pequenos comentários no
encarte.
1) o desenho de
um microfone com um filtro (ele está na parte superior do menino com headfones)
viria na página 2 (à direita) junto ao anibal cristobo e o antonio
cicero.
2) na página 9
(esquerda) viria o menino com o headfones (página inteira) à direita viria o
poema do luca argel
3) na página dos
créditos (à direita) viria o desenho do circuito. acho que ficaria bonito a
pagina inteira. à esquera viriam os créditos. vc acha que consegue colocar
agradecimentos e parte técnica numa página?
4) na 4 capa eu
imaginei o microfone grande (de estúdio) (inverter ele para o lado
esquerdo) + nomes dos poetas envolvidos no projeto. cabem todos?
eu sugeria que
todas as páginas com desenhos fossem em negativo. acho que criava uma variação
visual divertida. mesmo a página ( como a página 2) em que o desenho é só um
detalhe junto aos poemas, eu acho que essa página também devia vir em
negativo.
eu gosto do uso
do preto e branco.
no meu poema tem
um trecho que está no encarte que é uma sobra que foi no arquivo. ele acaba em
"passei muito tempo assim". o que vem depois pode tirar, por favor.
na verdade todas as marcações no meu texto em vermelho eram para serem
retiradas. junto com esse e-mail te mando uma versão corrigida para o encarte.
alinhe ele todo. aquelas divisões em duas colunas que eu fiz no encarte não
funciona. fica confuso. no começo principalmente. pode colocar ele como se
fosse uma narração corrida, sem espaçamentos.
gostei da ideia
de lado a / lado b. a vinheta do cicero foi uma sacação incrível. como não ouvi
todas as faixas não consigo especular com muita clareza sobre os dois lados. o
b seria mais musical? o jogo da marília e do leo no encarte ficou perfeito.
fiquei feliz. o
disco vai ficar lindo. parabéns!
força aí nos
trabalhos. eu tô fodido de coisas também. precisando de ajuda pede um help.
é isso
m.
De: Valeska de Aguirre
Para: Lucas Matos
Enviada: 5 de outubro de
2013 14:42:56
Assunto: gráfica
oi,
Lucas,
acho que as páginas todas pretas pode ficar muito pesado. Acho que a ideia de usar o preto só nas páginas com imagens é boa.
acho que as páginas todas pretas pode ficar muito pesado. Acho que a ideia de usar o preto só nas páginas com imagens é boa.
Aquela gráfica
que fomos enviou o orçamento sim, mas ficou caríssimo (te encaminho o email).
No mesmo dia liguei para a outra que conhecia (na Gamboa), mas eles fazem só o
acabamento e o Paulo (o dono) me passou o tel. do vizinho que imprime. Já
liguei e pedi o orçamento mas ele ainda retornou. Na segunda ligo de novo.
Acho que só
consigo mexer no encarte novamente na terça, pois estou ferrada num trabalho
que preciso entregar na segunda que não acaba nunca.
beijos
Valeska
De: Valeska de Aguirre
Para: Lucas Matos
Enviada: 14 de outubro de
2013 16:46:00
Assunto: Novo arranjo de
cores + Stamppa
oi, Lucas,
segue o pdf com aquele arranjo de que falamos.
Resolvi pedir o
orçamento em uma gráfica que trabalhávamos na 7Letras, e que agora trabalha com
digital também. Assim podemos ver se o preço de fato aumentou muito em todo
lugar ou se essas duas é que estão acima do mercado. Acho que vale a pena
esperar por essa, inclusive, se for o mesmo valor, é uma gráfica ótima, que eu
ainda não tinha cogitado por achar que seria muito mais cara, mas em função do
valor das outras, acho que vale a pena vermos na Stamppa.
beijos
valeska
beijos
valeska
De: Lucas Matos
Para: Clarissa Freitas
Enviada: 16 de outubro de
2013 03:19:45
Assunto: Novo arranjo de
cores + Stamppa
Clarissa baby,
segue o arquivo final com o encarte.
As especificações para
pedir orçamento na gráfica são:
100/300/500
exemplares.
32 p.
120mm x 120 mm.
offset 90g OU collor plus 85 g
miolo 1x1 (esquema de
cores)
capa 4x4 (esquema de
cores)
Outra coisa que eu
queria ver com você, e é um pouco urgente: tem como pensarmos para a semana que
vem a postagem no blog com a antologia surrealista dos poemas traduzidos pelo
Luis? O calendário do blog foi feito com a data de lançamento da revista-disco
em 01/11, estou dando o jeito de adiantar as coisas, mas há certas questões que
não podem ser tão facilmente adiantadas. Também o Fabiano Calixto topou
participar com uma postagem, mas quer mandar traduções inéditas do Ginsberg e
fazer uma coisa supercuidada, e não tem condições de fazer isso este ano.
Enfim, mil questões -
e seria de grande grande ajuda se pudéssemos semana que vem agendar essa
questão da poesia surrealista. Se vc tiver questões práticas que dificultem
(sei lá, o material está no rio, e vc vai ficar sem tempo), peço que considere
a possibilidade (menos ideal, só porque seria legal vc planejar a parada) de me
passar o material na segunda, e eu fazer a seleção.
Se nada disso te
parecer certo, mas você tiver uma outra sugestão concreta e factível para uma
postagem, faz que eu vou achar lindo. :)
É isso. Aguardo
retorno.
Um beijo, um abraço,
toda a sorte do mundo na sua empreitada logística (sacou o trocadillo??? rs, eu
idiota...).
Lucas.
***
Prezado(s) senhor(es),
Conforme solicitado, encaminhamos abaixo
nossa Proposta Comercial:
Quantidade Descrição Unitário Valor Total
100
804,00
300
1.188,00
500
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Folheto IMPRESSAO DIGITAL - FOLHETO PARA CD
C/ 28
PAGS + CAPA, Form.Aberto 240 x 120 mm,
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120 x 120 mm, Capa , formato 242 x 120 mm
em Off-Set 90
g/m2, 4x4 cores, Miolo 28 págs. em Off-Set
90 g/m2, 1x1
cores, Dobrado, Grampo Canoa, Corte Simples
- Cálculo
134.753 (5% ISS incluso)
Cond. Pagto: 28 DDL Validade: 10 dias
Representante: ISABELLA - 7843-4050
Imposto: ISS INCLUSO
Programação Entrega: a combinar Obs.:
Na APROVAÇÃO DO SERVIÇO solicitamos que nos
seja enviado junto com a proposta aprovada DADOS para
FATURAMENTO, E-MAIL PARA ENVIO NOTA FISCAL
e LOCAL DE ENTREGA do material e das provas.
A DATA DE ENTREGA estará vinculada a data
de liberação das provas.
A Grafica Stamppa reserva o direito de
conferir o orçamento aprovado com os arquivos enviados e caso haja alguma
divergência, será enviado novo orçamento.
A tiragem poderá variar em 5% para mais ou
para menos do total,· sendo esta variação repassada para o faturamento.
PRE-IMPRESSÃO: O cliente deverá fornecer
arquivos fechados (PDF).
O custo da 2º PROVA (em alta e
heliográfica) em diante será por conta do cliente. O valor de cada prova
heliográfica no formato 210 x 297 mm é de R$ 2,00.
Agradecemos o contato e aguardamos a
aprovação do seu pedido para darmos continuidade aos processos de
produção.
De Acordo:
_____________________________________________________ Data: ________ / ________
/
________.
Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2013
Proposta nº 56.173
continua...
...continuação
Rio de Janeiro, 16 de outubro de 2013
Proposta nº 56.173
GRAFICA EDITORA STAMPPA LTDA.
![]() |
Lucas Matos no lançamento da Revista-Disco "Bliss Não Tem Bis" 29/11/2013 |
*
Extras
Poema inédito de Domenico Lancellotti
A
cama dos pais tem uma índole boa
A cama dos pais tem um cheiro bom
Que é saliva, creme, arnica, leite de rosas, sêmem
A cama dos pais tem um pó das gatas
Caspa, um longo fio de cabelo, cílios entre dois planetas
Tem um travesseiro longo que se espraia
Tem uma mordida de pulga
A cama dos pais tem um desejo de acordar ao meio-dia
Eu quando acho um pé, eu agarro
A cama dos pais está voltada para o futuro
A cama dos pais tem um chafariz que é ligado nos dias de festa
A cama dos pais é confortabilíssima
E está no meio de tudo
A cama dos pais também tem um lado turvo, que às vezes não esquenta
A cama dos pais tem um buraco no meio
Seu triângulo das bermudas, um Rinoceronte e um Rinosoro
A cama dos pais pode ter sonhos violentos
Tem uma fonte de luz na cama dos pais
Da cama dos pais a alvorada vem chegando em fade in
A cama dos pais tem um cheiro bom
Que é saliva, creme, arnica, leite de rosas, sêmem
A cama dos pais tem um pó das gatas
Caspa, um longo fio de cabelo, cílios entre dois planetas
Tem um travesseiro longo que se espraia
Tem uma mordida de pulga
A cama dos pais tem um desejo de acordar ao meio-dia
Eu quando acho um pé, eu agarro
A cama dos pais está voltada para o futuro
A cama dos pais tem um chafariz que é ligado nos dias de festa
A cama dos pais é confortabilíssima
E está no meio de tudo
A cama dos pais também tem um lado turvo, que às vezes não esquenta
A cama dos pais tem um buraco no meio
Seu triângulo das bermudas, um Rinoceronte e um Rinosoro
A cama dos pais pode ter sonhos violentos
Tem uma fonte de luz na cama dos pais
Da cama dos pais a alvorada vem chegando em fade in
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